28 de mai. de 2013

Rumo ao Redes

Na próxima semana, de 03 a 06 de junho, acontecerá na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) o VII Seminário Internacional “As Redes Educativas e as Tecnologias”, desta vez com o tema “transformações e subversões na atualidade”.

O grupo de pesquisa estará presente no “Redes”, apelido pelo qual o seminário já se tornou conhecido entre nós, apresentando seus estudos e pesquisas e colaborando nas reflexões.

A proposta desta sétima edição do seminário é discutir a atualidade e as transformações e subversões nos conhecimentos, visão de mundo, tecnologias e redes educativas que as caracterizam.

As integrantes do grupo de pesquisa apresentarão seus trabalhos nos eixos “Estudos de Infância e Juventude: transformações e subversões na atualidade” e “Redes Educativas, Cotidianos e Práticas Culturais: transformações e subversões na atualidade “. Certamente vão colaborar para o enriquecimento das reflexões e para a troca de experiências entre colegas, estudantes e pesquisadores de áreas afins.

O trabalho da graduanda em Pedagogia Renata Ferreira busca entender como as crianças estabelecem sua relação com o cinema e que tipo de narrativas produzem a partir da participação em um cineclube criado na escola, que é parte integrante de uma pesquisa-intervenção realizada em parceria com a mestranda em Educação Érica Rivas, que apresentará seu trabalho trazendo reflexões acerca do conceito de infância discutido por diferentes pesquisadores e o conceito de infância trazido pelas próprias crianças de hoje, a partir da discussão de filmes que tem crianças como protagonistas.

Joana Milliet, mestranda em Educação, falará sobre a produção do cinema de animação na escola a partir da análise da obra do animador Frédérik Back.
Lucinéia Batista, também mestranda em Educação, falará sobre os desafios das tecnologias à escola da Contemporaneidade, a partir de algumas apostas feitas por François Dubet e Henry Jenkins.

Nilceia Lopes Lemos, graduanda em Pedagogia e Adriana Hoffmann Fernandes, doutora em Educação e Mídia, falarão sobre as produções de filmes por jovens universitários, com foco especial no cinema como aspecto de formação destes jovens e as contribuições deste público como sujeitos ativos e participantes de nossa cultura.

E, por fim, a mestre em Educação Kelly Maia Cordeiro, apresentará seu trabalho mostrando as relações que os jovens estabelecem com o cinema fora da escola e o que podemos perceber sobre o cinema no contexto da cibercultura.

Fique de olho nos dias e horários da apresentação de cada uma:
“As crianças e suas relações com o cinema – reflexões de uma pesquisa no ensino fundamental.” Por Renata Ferreira.
Dia: 05 de junho
Hora: 15h30 às 17h
Sessão 8 – Auditório PropEd

“Olhares e narrativas das crianças com os filmes: reflexões sobre a infância”. Por Érica Rivas.
Dia: 05 de junho
Hora: 15h30 às 17h
Sessão 7 – Sala 10032D

“Animação na escola: refletindo sobre a arte da animação através da pedagogia de Frédéric Back”. Por Joana Milliet.
Dia: 06 de junho
Hora: 15h30 às 17h
Sessão 33 – Sala 10050D

“Desafios das tecnologias à escola da Contemporaneidade: um diálogo com François Dubet e Henry Jenkis.” Por Lucinéia Batista.
Dia: 06 de junho
Hora: 13h30 às 15h
Sessão 27 – Auditório Artes

“O cineclube CineCCH e a produção de vídeos por universitários – reflexões iniciais.” Por Adriana Hoffmann Fernandes e Nilceia da Silva Lopes Lemos.
Dia: 06 de junho
Hora: 13h30 às 15h
Sessão 9 – Sala 12104F

“Interações dos jovens sobre cinema na cibercultura”. Por Kelly Maia Cordeiro.
Dia: 06 de junho
Hora: 13h30 às 15h
Sessão 30 – Sala RAV 114

Nos vemos lá!

Renata Gazé

2 comentários:

Adriana Hoffmann disse...

Obrigada Renata! Infelizmente são cada uma numa sala diferente...
Beijos,

Érica disse...

Bela síntese da nossa semana Renata! Gostaria muito de estar presente em todas as apresentações!
Beijinhos e sucesso para todos!