Na próxima semana, de 03 a 06 de junho, acontecerá na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) o VII Seminário Internacional “As Redes Educativas e as Tecnologias”, desta vez com o tema “transformações e subversões na atualidade”.
O grupo de pesquisa estará presente no “Redes”, apelido pelo qual o seminário já se tornou conhecido entre nós, apresentando seus estudos e pesquisas e colaborando nas reflexões.
A proposta desta sétima edição do seminário é discutir a atualidade e as transformações e subversões nos conhecimentos, visão de mundo, tecnologias e redes educativas que as caracterizam.
As integrantes do grupo de pesquisa apresentarão seus trabalhos nos eixos “Estudos de Infância e Juventude: transformações e subversões na atualidade” e “Redes Educativas, Cotidianos e Práticas Culturais: transformações e subversões na atualidade “. Certamente vão colaborar para o enriquecimento das reflexões e para a troca de experiências entre colegas, estudantes e pesquisadores de áreas afins.
O trabalho da graduanda em Pedagogia Renata Ferreira busca entender como as crianças estabelecem sua relação com o cinema e que tipo de narrativas produzem a partir da participação em um cineclube criado na escola, que é parte integrante de uma pesquisa-intervenção realizada em parceria com a mestranda em Educação Érica Rivas, que apresentará seu trabalho trazendo reflexões acerca do conceito de infância discutido por diferentes pesquisadores e o conceito de infância trazido pelas próprias crianças de hoje, a partir da discussão de filmes que tem crianças como protagonistas.
Joana Milliet, mestranda em Educação, falará sobre a produção do cinema de animação na escola a partir da análise da obra do animador Frédérik Back.
Lucinéia Batista, também mestranda em Educação, falará sobre os desafios das tecnologias à escola da Contemporaneidade, a partir de algumas apostas feitas por François Dubet e Henry Jenkins.
Nilceia Lopes Lemos, graduanda em Pedagogia e Adriana Hoffmann Fernandes, doutora em Educação e Mídia, falarão sobre as produções de filmes por jovens universitários, com foco especial no cinema como aspecto de formação destes jovens e as contribuições deste público como sujeitos ativos e participantes de nossa cultura.
E, por fim, a mestre em Educação Kelly Maia Cordeiro, apresentará seu trabalho mostrando as relações que os jovens estabelecem com o cinema fora da escola e o que podemos perceber sobre o cinema no contexto da cibercultura.
Fique de olho nos dias e horários da apresentação de cada uma:
“As crianças e suas relações com o cinema – reflexões de uma pesquisa no ensino fundamental.” Por Renata Ferreira.
Dia: 05 de junho
Hora: 15h30 às 17h
Sessão 8 – Auditório PropEd
“Olhares e narrativas das crianças com os filmes: reflexões sobre a infância”. Por Érica Rivas.
Dia: 05 de junho
Hora: 15h30 às 17h
Sessão 7 – Sala 10032D
“Animação na escola: refletindo sobre a arte da animação através da pedagogia de Frédéric Back”. Por Joana Milliet.
Dia: 06 de junho
Hora: 15h30 às 17h
Sessão 33 – Sala 10050D
“Desafios das tecnologias à escola da Contemporaneidade: um diálogo com François Dubet e Henry Jenkis.” Por Lucinéia Batista.
Dia: 06 de junho
Hora: 13h30 às 15h
Sessão 27 – Auditório Artes
“O cineclube CineCCH e a produção de vídeos por universitários – reflexões iniciais.” Por Adriana Hoffmann Fernandes e Nilceia da Silva Lopes Lemos.
Dia: 06 de junho
Hora: 13h30 às 15h
Sessão 9 – Sala 12104F
“Interações dos jovens sobre cinema na cibercultura”. Por Kelly Maia Cordeiro.
Dia: 06 de junho
Hora: 13h30 às 15h
Sessão 30 – Sala RAV 114
Nos vemos lá!
Renata Gazé
2 comentários:
Obrigada Renata! Infelizmente são cada uma numa sala diferente...
Beijos,
Bela síntese da nossa semana Renata! Gostaria muito de estar presente em todas as apresentações!
Beijinhos e sucesso para todos!
Postar um comentário