25 de ago. de 2014

Notícias da defesa da pesquisa "Jovens Youtubers: autoria e aprendizagens contemporâneas"

Jovens Youtubers: Defesa da Dissertação de Lucineia Batista

No último dia 13, aconteceu a defesa de dissertação Jovens Youtubers: autoria e aprendizagens contemporâneas, da mestranda Lucineia Batista, participante do nosso grupo. 

A pesquisa buscou conhecer um pouco mais sobre jovens produtores de vídeos, levantando os principais fatores que os levam a se relacionar com o audiovisual e apropriar-se dele, criando e recriando produtos culturais que põem em circulação, analisando aspectos sobre o que produzem, como produzem e os usos que fazem de sua produção. Foram investigados sete jovens, com idades entre 15 e 20 anos, que fizessem vídeos com regularidade, que não atuassem profissionalmente na área audiovisual, nem suas famílias. A pesquisa teve cunho qualitativo, com abordagem etnográfica, sendo realizada por meio de duas entrevistas adensadas, de aproximadamente 50 minutos cada.
Alguns achados apontaram para uma questão identitária, outros para as formas como aprendem de modo autônomo e em rede de pares, tendo de lidar com várias questões relativas ao mundo da indústria cultural, como o debate sobre autoria e direitos autorais, da ética e da negociação. Também mostrou a questão dos tempos precários, do consumo de aparatos tecnológicos enquanto pertencimento e símbolo de distinção entre eles.

 As professoras Rosália Duarte, da PUC-Rio, e Eliane Ribeiro, da UNIRIO, constituíram a banca, junto à prof. Adriana Hoffmann Fernandes, orientadora do trabalho.

A banca apreciou o trabalho, elogiando-o, ressaltando o ineditismo do tema, a metodologia utilizada na pesquisa e a boa redação. O capítulo 2, sobre pressupostos teóricos e metodológicos, pela sua clareza e descrição, foi indicado para leitura de outros jovens pesquisadores que tenham interesse em investigar por meio do sistema de rede. As professoras fizeram contribuições sobre formato e conteúdo e, ao final, o trabalho foi aprovado e indicado para publicação.


O grupo Cinenarrativas ganhou mais uma mestra: parabéns a todos os que participaram!


As fotos acima retratam alguns momentos desse dia tão especial. A primeira imagem é durante a defesa, seguida do parecer da banca e finalizando a comemoração da nossa nova mestra!

Lucineia Batista

Nenhum comentário: