11 de set. de 2013

Notícias da qualificação Jovens produtores de vídeo – processos de autoria

No último dia 5 de setembro, o Cinenarrativas teve outra de suas mestrandas em banca de qualificação: Lucineia Batista. Sua investigação tem como sujeitos jovens que fazem vídeo de modo espontâneo e autônomo. Fizeram parte de sua banca as professoras pesquisadoras Eliane Ribeiro, da UNIRIO, especialista em juventude, e Rosália Duarte, da PUC-RJ, especialista no estudo das relações entre mídias e educação.

Esta qualificação teve como característica principal servir ao que se espera dela: orientar o novo pesquisador. Após a apresentação do extrato da pesquisa, várias questões foram suscitadas pela própria mestranda, especialmente, relacionadas a dois grandes temas: juventude e a aspectos da metodologia de pesquisa. A proposta do trabalho foi considerada pela banca oportuna pelo seu ineditismo temático e pela importância que assume o audiovisual e a internet em nossa sociedade, cada vez mais presente na vida de todos e, de modo sistemático, na vida dos jovens.

A professora Eliane Ribeiro, como não poderia deixar de ser, foi mais fundo nas questões relacionadas ao conceito de juventude, orientando que se trabalhe com o conceito de condição juvenil, descartando o critério etário. Indicou textos e autores sobre o assunto.

A professora Rosália, centrou suas observações em questões relacionadas ao audiovisual e à metodologia de pesquisa neste campo. Deu várias sugestões em relação ao critério de seleção dos jovens e seu quantitativo para a investigação que se pretende, além de inúmeras outras sugestões.


Todos os participantes saíram instigados pelas ideias apresentadas, tendo a banca de qualificação cumprido realmente sua função de ser um momento de orientação e reflexão para todos os participantes presentes.

Lucinéia Batista

Nenhum comentário: