18 de set. de 2013

Apresentações no Seminário Vozes da Educação

De 02 a 04 de setembro aconteceu, no campus da UERJ de São Gonçalo, o Seminário Vozes da Educação: Formação Docente – experiências, políticas e memórias polifônicas, onde duas integrantes do grupo – Joana Milliet e Nilcéia Lopes – apresentaram comunicações.
O trabalho “Narrativas Animadas na Escola: refletindo sobre a produção de animação através da pedagogia de Frédérick Back” foi apresentado por Joana no dia 03 em uma mesa com comunicações que abordaram diferentes formas de narrativas na escola, além das relações entre mídia e educação. A apresentação de Joana trouxe uma reflexão sobre a produção de filmes de animação na escola a partir da análise da obra do animador Frédérick Back e do processo criativo do cineasta a fim de reconhecer caminhos possíveis para se pensar a pedagogia dos professores que produzem animação na escola. Ao fim das apresentações houve tempo para as perguntas da plateia e trocas entre os autores das comunicações.
No dia 04 foi a vez de Nilcéia apresentar o trabalho “Narrativas de Jovens Produtores de vídeos: contribuições na formação de professor”  que apresenta a análise inicial de entrevistas realizadas com jovens universitários do curso de Pedagogia frequentadores do Cineclube Cine CCH (UNIRIO), discutindo acerca dos modos de produção de vídeos dos jovens entrevistados e como se dá a relação deles com esse tipo de narrativa e expressão.


Joana Milliet e Nilcéia Lopes

Nenhum comentário: