31 de out. de 2011

IX Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Museu Pedagógico - “Desafios epistemológicos na atualidade”.

Foram realizados na UESB, em Vitória da Conquista-BA, de 05 a 07 de Outubro de 2011, o IX Colóquio Nacional e o II Colóquio Internacional do Museu Pedagógico -  “Desafios epistemológicos na atualidade”

Destaco o colóquio temático : "O processo de formação em cinema audiovisual", coordenado por Prof. Dra. Milene de Cássia Silveira Gusmão (UESB) e Dra. Rosália Maria Duarte (PUC-RJ), do qual participei e realizei a apresentação do trabalho "O Cinema e a Narrativa de Jovens Universítários na UNIRIO: Observações Iniciais do projeto Cine CCH", elaborado junto com as colegas Érica Rivas e Thamyres Dalethese.
As Prof.ª Milene Gusmão, Rosália Duarte, Adriana Fresquet e Mariza Guerra constituíram a mesa temática "Cinema, Memória e Educação: entre reflexões, práticas e trajetórias sociais". Com o objetivo de ampliar a discussão do assunto, a mesa teve como tema o debate acerca das diferentes iniciativas na área de formação em cinema e audiovisual, que estão em curso hoje no país, bem como práticas antecedentes. Foram apresentadas investigações e relatos de experiência sobre dinâmicas de formação que foram capazes de informar trajetórias e práticas tanto da perspectiva do ensino em escolas, organizações não governamentais e cursos de formação profissional de nível médio e superior, como de estudos sobre processos não-formais a exemplo dos cineclubes, das mostras e festivais, entre outros.

A experiência de apresentar um trabalho em uma universidade de outro estado, na presença das nossas referências bibliográficas, foi um estímulo para que eu permaneça motivada a pesquisar, estudar e aprender. Além do prazer em conhecer a UESB, e ver de perto os efeitos do projeto Janela Indiscreta, coordenado por Milene Gusmão.
Por Maysa Lopes.



Um comentário:

Adriana Hoffmann disse...

Bom relato Maysa! Parabéns!!