15 de mai. de 2011

Roda de Leituras - O campo de pesquisa em Petrópolis


Este é mais um campo da pesquisa da UNIRIO O cinema e a narrativa de crianças e jovens em diferentes contextos educativos que ocorre em parceria com a pesquisa da UCP Formação do Leitor com Imagem & Textos em Rodas de Leitura. A proposta das rodas com filmes é uma pesquisa com a parceria entre os professores Adriana Hoffmann (UNIRIO) e Pedro Garcia (UCP), com o Ensino Médio integral no Colégio D. Pedro II em Petrópolis. As rodas com filmes são realizadas desde 2010 com a exibição de filmes e debates com jovens do Ensino Médio Integral.

Uma experiência que na abertura deste ano contou com a participação de jovens educandos de três turmas do 2° e 3° anos, professoras e pesquisadores na exibição do filme alemã datado de 2003, Adeus Lênin! No riquíssimo debate que se desenvolveu após o filmes, os jovens demonstraram sensibilidade a temática e intimidade com alguns recursos do cinema.

No segundo semestre Adeus Lênin será exibido no auditório Paulo Freire, no CINE CCH na UniRio. Será uma oportunidade imperdível pois estamos esperando que também resulte de intenso debate entre os espectadores.  Cada campo abre questões instigantes e este se mostra promissor!

Kelly Maia 

4 comentários:

Thamyres disse...

Vamos aguardar o Adeus, Lenin no Cine CCH para trocarmos sobre as impressoes nos dois campos.

Adriana Hoffmann disse...

Isso aí, Thamyres!Enviamos a todos o diário de campo dessa exibição.È destas relações que construimos nossa pesquisa.Apareça sempre!

Adriana Hoffmann disse...

So para informacao foi esse campo do projeto e o que apresentamos discussoes em AVANCA Portugal...

Adriana Hoffmann disse...

So para informacao foi esse campo do projeto e o que apresentamos discussoes em AVANCA Portugal...