10 de mai. de 2011

Leituras sobre o receptor

Nessas duas últimas semanas, nosso grupo vem estudando e debatendo o texto de Mauro Wilton de Souza "Recepção e comunicação: a busca do sujeito" em que o autor analisa as transformações ocorridas em diferentes campos teóricos nos modos de se pensar cultura, sociedade e comunicação. Discutindo sobre a relação emissor/receptor, sua leitura nos leva refletir sobre os sujeitos de nossas pesquisas junto com outros autores. Assim, aproximamos suas discussões as de outros estudos que contribuem para pensarmos em nosso trabalho. Uma dessas contribuições é o de Rosália Duarte sobre cinema e educação, que nos ajuda a pensar no espectador como sujeito. Ou seja, no espectador como alguém que também produz cultura e interage nos/com os meios de comunicação.

Thamyres Dalethese

6 comentários:

Mirna Juliana disse...

O que mais gostei nesse texto de Mauro Wilton Souza foi o enfoque que ele deu sobre o modo de encarar o receptor, sem vê-lo na posição de sujeito passivo no processo de comunicação. Souza enxerga emissor e receptor como "eixos de um processo" e não "dois polos que se opõem".

Adriana Hoffmann disse...

Muito bem observado, Mirna!

Érica disse...

A ideia da Adriana de dialogarmos o texto de Souza com a Duarte e com Stam,enriqueceu o nosso estudo...Estamos avançando!!!

Mirna Juliana disse...

Que tal se postássemos aqui partes do texto de Adriana sobre receptor? Ou mesmo o link desse texto com alguns comentários sobre o que ele diz, já que é um texto que está online?

Adriana Hoffmann disse...

Mirna,
Pode postar o meu texto sim. Está on-line no site do GRUPEM ( Grupo de pesquisa em educação e Mídia) coordenado pela prof Rosália Duarte da PUC-Rio.

Adriana Hoffmann disse...

Thamyres acabo de ver que nessa postagem você não assinou a autoria. É importante você marcar os autores que escrevem nesse blog da pesquisa. Não deixe de colocar seu nome como autora,ok? Isso vale para todos vocês, redatores desse blog...