20 de nov. de 2010

Debate do filme O leitor

Na última edição do Cine CCH, assistimos ao filme O Leitor contando com a participação de estudantes e professores da UNIRIO, além da presença especial do professor Pedro Benjamin Garcia que veio para enriquecer nosso debate.
De modo sintético, podemos afirmar que a maioria dos que estavam presentes mostrou interesse em se manifestar, levantando questões a partir do filme e expondo seus pontos de vista. Um dos elementos centrais de discussão foi, sem dúvida, a influência da leitura na relação dos personagens Hanna e Michael e as marcas desta prática em suas vidas. É interessante observar que mesmo sendo um filme que aborda o nazismo e toda a barbárie que este período significou para a História, este aspecto ficou secundarizado na discussão, nos revelando que os rastros deixados pelo filme nos participantes foram provocados pela intensidade com que ele é permeado pela leitura.  
Em geral, podemos considerar que suas leituras sobre o filme se formaram através das dimensões afetivas, emotivas, culturais e sensoriais com que se orientam as ações de ler e escrever em O Leitor  

 

Um comentário:

Adriana Hoffmann disse...

Thamyres,
Parabéns pelo relato muito bem feito!! Está se saindo uma ótima pesquisadora!
Beijos,
Adriana