19 de mai. de 2014

Conversa com a Profª Rita Migliora sobre midiatização

Na reunião do grupo de pesquisa do dia 12 de maio, foram discutidas ideias de midiatização, mediação e recepção, a partir do texto de Laan Mendes Barros e tivemos a presença de outra convidada querida: a Prof.ª Dr.ª Rita Migliora, recém-doutora pela PUC-Rio. A conversa foi muito proveitosa pois tivemos esclarecimentos acerca desses temas, estabelecendo uma relação entre autores latino-americanos e europeus: Hall, Ortiz, Martin-Barbero, Silverstone, Canclini e Livingstone.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Rita, a origem do conceito de midiatização está associada a Silverstone, um autor londrino que teve forte influência de Martin-Barbero. Seus estudos apontam a presença da mídia no cotidiano das pessoas. Essa influência faz surgir o conceito de domesticação, quer dizer, às formas que o sujeito se apropria da mídia, como ele incorpora os conteúdos da mídia, que pode fugir da proposta inicial de seu produtor. As novas relações entre público e mídia, fazem com que o primeiro não seja apenas um receptor.
Finalizando o encontro, nossa convidada comentou sobre o conceito de mundialização, onde Ortiz defende a existência de uma estética global, em que uma marca cultural não se contrapõe a outra, fazendo com que existam signos possíveis de serem compreendidos em diversas culturas.


O grupo presente e a prof Rita, nossa convidada desse dia.

São muitos os desafios e estamos caminhando na construção de novos olhares para a pesquisa!

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2014.
Jamila Guimarães

Nenhum comentário: