9 de out de 2013

Brincando de fazer cinema: foi dada a largada!

Um, dois, três e já! Pesquisa de campo em ação.

No último sábado, dia 05/10, iniciamos as oficinas que fazem parte da pesquisa “Crianças, cinema e narrativas audiovisuais” e que busca investigar a relação de apropriação das narrativas audiovisuais, especialmente o cinema, por crianças de 7 a 12 anos, em ambientes diferentes da escola e a partir das produções audiovisuais realizadas pelas próprias crianças.
Uma pesquisa que tem como base os conceitos de cultura, narrativa e infância. Entendendo que a cultura hoje constitui os sujeitos de forma diferenciada. Assim, em que consiste a cultura numa época de comunicação global, frente às diversas mídias e plataformas audiovisuais? Que narrativas as crianças produzem com o audiovisual a partir de seu relacionamento com as diferentes produções audiovisuais a que tem acesso?
Através de oficinas, a proposta então é apresentar possibilidades de criação e aprendizado com o cinema, a partir de produções audiovisuais realizadas através de brincadeiras e com a participação das crianças. E os primeiros passos nessa direção foram dados no último sábado. Brincamos, conversamos, aprendemos um pouco sobre as preferências e desejos de cada um. Trocamos experiências e iniciamos a criação de algumas histórias em formato de filmes.
Vejam um pouco da primeira oficina nas fotos







Os encontros continuam e as crianças de 7 a 12 anos serão sempre muito bem-vindas. A pesquisa é pensada junto com elas e sempre através de uma construção coletiva.
As próximas datas serão 19/10, 26/10, 23/11, 30/11 e 07/12.
As inscrições podem ser feitas enviando e-mail para oficinaunirio@gmail.com.
Nos vemos no próximo encontro!

Renata Gazé e Equipe.

Um comentário:

Joana disse...

Adorei ver as fotos! Parabéns, Renata!