22 de fev. de 2013

As crianças e os desenhos animados: mediações nas produções de sentidos


Acabou de sair do forno o novo livro da Professora Adriana Hoffmann Fernandes, fruto da pesquisa realizada há 10 anos pela autora, mas que até hoje traz questões atuais da relação das crianças com os desenhos.  

O livro traz as reflexões resultantes da investigação que procurou analisar os sentidos que a criança produz sobre a TV, mais especificamente sobre os desenhos animados. Fundamentado na Teoria da Recepção e nos Estudos Culturais LatinoAmericanos, que traz a cultura como mediadora da produção de sentidos da criança, o livro reflete sobre a época em que vivemos, onde as crianças, através do contato com as mídias, estão estabelecendo novas formas de produção de conhecimento e constituição de subjetividades.

A obra trata dessa vertente de estudos ainda pouco trabalhada na época de sua produção. Hoje mesmo tendo vários estudos acerca das produções de crianças na ótica dos Estudos Culturais Latino-americanos ainda há poucos que refletem sobre os desenhos animados  na ótica da reflexão proposta pela autora: como as crianças recebem e o que produzem a partir do que assistem.

Uma leitura que poderá interessar tanto pesquisadores quanto professores, pais e demais curiosos sobre a infância, mostrando a importância do papel dos adultos e da escola como mediadores de processos de formação crítica das crianças receptoras de programas de TV.

Em breve daremos notícias aqui no blog sobre a data e locais de lançamento do livro!

FERNANDES, Adriana Hoffmann. As crianças e os desenhos animados: mediações nas produções de sentidos. Rio de Janeiro: Nau, 2012. 192p.

Link para matéria sobre o livro: http://www.revistapontocom.org.br/destaques/criancas-e-desenho-animado


Joana Milliet

Um comentário:

Adriana Hoffmann disse...

Obrigada Joana! Seu texto ficou ótimo!Parabéns!
Beijos,