10 de out. de 2012

IV Seminário Mídias e Cotidiano - relato da participação do grupo


As mestrandas Joana Milliet e Lucineia Batista participaram do IV Seminário Mídias e Cotidiano, na Universidade Federal Fluminense - UFF, no GT2: Estudos de Recepção e Consumo, nos dia 27 e 28 de setembro de 2012. Cada uma fez uma comunicação individual e  apresentou seu projeto de pesquisa.
Joana falou de sua pesquisa Narrativas animadas na escola: o processo de criação de filmes de animação no contexto escolar, onde investiga o Anima Escola 2012, uma iniciativa do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil. Ela acompanhará a produção de filmes de animação de 10 projetos de professores da  rede pública carioca, que fizeram os cursos do Anima Escola, analisando o processo de criação dessas narrativas realizadas pelos crianças e professores utilizando a linguagem da animação.
Lucineia Batista apresentou o trabalho Recepção crítica, produção responsável: os desafios da midiaeducação em tempos de cibercultura, onde fez considerações sobre o cenário da cultura de participação, numa perspectiva dos estudos culturais latino-americanos e da convergência midiática, pautada em Orozco, Martín-Barbero e Henry Jenkins. Apresentou o caso da senhora Cecília, que restaurou a obra “Ecce Homo”, pintada pelo artista espanhol Elías García Martínez, na parede do santuário perto de sua casa, e sua repercussão pelo mundo virtual, transformando-se num fenômeno de apropriação e participação mundial.


Após a apresentação foi questionado se realmente deveríamos nos dedicar à midiaeducação e se não seria melhor debatermos sobre uma legislação específica para a internet, visando à proteção contra seus perigos, especialmente pensando nas crianças. A pergunta suscitou debate envolvendo toda a mesa. Todos foram unânimes em reiterar a importância de se incluir a educação para as mídias nas escolas e, também, de participarmos dos debates sobre marco legal da internet. Quanto à noção de perigo, lembrou-se que ela é marcada historicamente (beijo na boca já foi considerado perigoso), pensamos mais nas oportunidades...

Lucineia Batista

5 comentários:

adriana Hoffmann disse...

Muito bom Lucinéia! Não deixe de colocar a sua autoria desse texto,ok?
Beijos,

Kelly Maia disse...

Parabéns as duas

Mirna Juliana disse...

Foi uma pena não ter acompanhado de perto a apresentação de Joana e Lucineia.
Apenas pelo relato já fiquei com água na boa.
Essas pesquisas vão dar o que falar, hein? Parabéns, meninas, vcs são demais!

Thamyres disse...

Otimos os trabalhos de vcs, meninas!
Parabens pelas apresentações!

Adriana Hoffmann disse...

Com certeza essas meninas tem tudo para fazer cada uma pesquisa excelente!!! É investir e ir em frente!!
Beijos