11 de out. de 2012

Convidada no CineNarrativas



         No dia 08/10 recebemos em nosso Grupo de Pesquisa como convidada a falar sobre os estudos da juventude a Profª. Eliane Ribeiro - UNIRIO/UERJ. O encontro foi muito rico e prazeroso, nos deixando empolgados com as questões atuais sobre juventude.
         Entre a fala da Profª Eliane, destacamos a condição juvenil e a situação juvenil como fundamentais de serem considerados ao se pesquisar a juventude. A condição juvenil é o modo como é significado para esse ciclo de vida, como simboliza esse ciclo de vida, como esse grupo é significado como jovem. E a situação juvenil, são os percursos dessa condição em seus diversos recortes, essa é específica em cada um delas. As trajetórias dos diferentes jovens a partir dos vínculos/identidades construídas por eles nesse percurso.
         Todo o período de vida da juventude não é um “dado” já “dado” é um dado construído, então como é um dado construído quando a gente pesquisa sobre juventude tem que tentar olhar exatamente que construção juvenil é aquela que eu estou construindo com os meus dados. Nesse sentido, o pesquisador precisa estar aberto a perceber que juventude não cabe em um aspecto apenas. Juventude é uma série de coisas e também tem marcas geracionais e aspectos que se aproximam entre as diferentes juventudes.

Alguns autores recomendados para a área foram:
Helena Abramo, Oscar Dávila Leon, Marcelo Urresti, Mario Margulis com o texto clássico “A juventude não é apenas uma palavra”, Regina Novaes, Machado Pais e Paulo Carrano.  

 
O Grupo de Pesquisa com a Profª Convidada Eliane Ribeiro


Kelly Maia

6 comentários:

Érica Rivas. disse...

Kelly, muito bacana o seu relato! Ter a Lili em nosso encontro de pesquisa nos ajudou a pensar no ato de pesquisar com os nossos sujeitos, sejam eles crianças ou jovens! Bjkss e parabéns!

Mirna Juliana disse...

Excelente relato Kelly Maia! Realmente a presença da professora Lili nos fez pensar em questões ainda não levantadas em nosso grupo. Ela somou bastante para nossas pesquisas. Que ótimo participar de um grupo tão interessante!!! Valeu!

Thamyres disse...

Pena eu ter perdido. Saudades dos nossos encontros! bjos a todas

Adriana Hoffmann disse...

Relato muito bem feito Kelly! A conversa com Lili foi mesmo valiosa para pensarmos o lugar dos jovens nas nossas pesquisas. Afinal que idéia de juventude é a que construimos na pesquisa? Nossa responsabilidade com o que fazemos com os dados foi o que mais nos fez pensar. Obrigada Lili pela troca leve e que nos fez pensar!!!

Adriana Hoffmann disse...

Thamyres,
Também sentimos saudades suas!!!
Beijinhos,

Adriana Hoffmann disse...

A prof Eliane agradeceu muito as trocas com nosso grupo e, por não conseguir colocar comentários, pediu que eu transmitisse a todas do grupo seu agradecimento!!