20 de nov. de 2011

IV ENCONTRO COM PESQUISADORES

No dia 17 de outubro o programa de pós-graduação da UniRio realizou a palestraRepensando metodologia participativa e pesquisa-ação em educação” com o sociólogo  Michel Jean-Marie Thiollent, que ocorreu dentro da III Semana de Educação.
Thiollent que trabalha com  a pesquisa-ação como estratégia metodológica há mais de 60 anos, encontra apoio em várias meta-teorias, mas não se confunde com elas, como: teoria da práxis, teoria crítica, existencialismo, fenomenologia, pragmatismo e construtivismo social. Segundo ele, a pesquisa-ação não é compatível com o estruturalismo ou com outras concepções que não reconhecem o sujeito da ação. Há um fundo prático na pesquisa-ação que dá conta das ações dos atores numa mesma situação problemática. O sociólogo e escritor de vários livros com esta temática afirma que deve-se evitar o fechamento doutrinário. Outra característica da pesquisa-ação é a forte interação entre pesquisadores, atores e membros da situação investigada.
Estas contribuições de Thiollent são de extrema valia nesse momento em que estamos refletindo sobre as perspectiva teórico-metodológica das pesquisas realizadas em nosso grupo. Segundo Thiollent, os pesquisadores devem ter especial atenção à metodologia para que a pesquisa seja reconhecida e possa contribuir com os estudos sociais. 

Relatoras: Mirna, Kelly e Érica

Um comentário:

Adriana Hoffmann disse...

Muito bom Thamyres!!!
Ficou ótima sua seleção do nosso registro.
Beijos,