16 de mar. de 2011

Começando o ano

Este ano, demos início aos encontros do grupo de pesquisa no dia 14/02 com a chegada de novas integrantes, todas muito bem-vindas!
Nossas discussões iniciais giraram em torno da listagem de filmes para serem exibidos esse ano no Cine CCH. Com todas puxando os fios de suas memorias cinematográficas com diversas e ótimas sugestões.  Acabamos com uma lista extensa e diversificada e foi decidido que faríamos uma votação entre professores da UNIRIO e os alunos do Curso de férias sobre Cinema e Educação para ajudar-nos na definição dos filmes. Dessa forma a comunidade acadêmica, professores e estudantes, atuaram como parte do nosso projeto.   
Além do Cine CCH, falamos, sobretudo, a respeito de alguns eventos que terão este ano que podemos participar como o Seminário Internacional Redes e o SOCINE. Com isso, cada uma falou sobre suas ideias e propostas dentro do projeto “O cinema e a narrativa de crianças e jovens” da Profª Adriana Hoffmann.
Nossa primeira leitura esse ano foi o texto Estudos Culturais: uma introdução. Discutimos sobre a transformação das teorias sobre cultura com o surgimento de movimentos e ideias que deram um novo olhar para a cultura popular, em detrimento do pensamento de cultura como produto de elite. Com isso, pretendemos nos aprofundar mais nesses estudos para prosseguirmos aos Estudos Culturais Latino-Americanos, que teremos como referencial teórico em nossas pesquisas. 

4 comentários:

Adriana Hoffmann disse...

Muito bom Thamyres!! Fez uma boa retrospectiva do nosso início...
Beijos,
Adriana

Thamyres disse...

Eu e Aldenira postamos juntas esse texto.
Agora, estou curiosa para ver as fotos e comentarios sobre a palestra do Corsaro e o coquetel que infelizmente perdi.

Thamyres disse...

Reparem que coloquei um link do Cine Ankito como um de nossos parceiros.

Adri disse...

Claro que reparei... Espero que a ANKITO também repare...