30 de jul. de 2011

Palestra Anima Escola 10anos


A mestranda Érica e a graduanda Renata estiveram no dia 22 de julho na palestra Anima Escola 10 anos, que encerrou as atividades do Anima Forum 2011, do festival Anima Mundi que aconteceu de 15 a 24 deste mês no Rio de Janeiro.
A palestra comemorou e relembrou os 10 anos de trajetória do projeto que se constitui através de parcerias com a IBM e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A mesa contou com a participação de Marcos Magalhães, diretor do projeto, Joyce Prado, da IBM, parceria que deu origem a criação do MUAN, sistema open source para animação, Simone Monteiro, gerente de mídia-educação da SME-RJ e Amália Araújo, professora de sala de leitura do CIEP Presidente Agostinho Neto.
O Anima Escola leva cursos e oficinas a alunos e professores para que possam criar seus próprios filmes de animação. Marcos Magalhães afirmou no documentário apresentado que o Anima Escola nasceu da certeza que nós do Anima Mundi tínhamos da importância da linguagem da animação para a educação.
Durante a mesa foram lembrados os 10 anos de construção desse projeto que segundo Simone Monteiro, possibilita a ampliação do patamar cultural, o contato com outras narrativas e outras relações estéticas que interferem nesse processo, oferecendo a possibilidade da construção de outras narrativas, através da experiência com o outro. E nesse contexto enfatizou que o projeto está inserido dentro das possibilidades do audiovisual na escola, assim como o projeto Cineclubes nas escolas.
O momento possibilitou muitos encontros e suscitou muitas ideias para o campo de pesquisa do ensino fundamental!
Érica Rivas Gatto.

4 comentários:

Adriana Hoffmann disse...

Muito bom!! Erica conversou com Simone Monteiro sobre o projeto dos cineclubes no municipio...
Depois dessa ida de vcs recebi o e-mail de uma das organizadoras do Anima Escola, que conheci quando fiz uma palestra no projetos ha uns 3 anos atras, dizendo que conheceu vcs e ficou interessada em tentar mestrado comigo. Como as redes vao se formando...

Thamyres disse...

Nosso blog já tá cheio de eventos. Muito legal!

Érica disse...

Que bacana Adriana! Nossas redes estão cada vez mais entrelaçadas...

Adriana Hoffmann disse...

E pensar que em 2012 temos a Joana do Anima Escola conosco, hein??